POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A INFÂNCIA SERÃO DEBATIDAS EM EVENTO INTERNACIONAL, A PARTIR DO DIA 18, EM JUNDIAÍ

0
377

Mais de 50 cidades brasileiras, além de outros 10 países, estarão representados; Fundador da Rede Mundial Cidade das Crianças também participará do evento, que será dia 18 de março

Reconhecida nacionalmente como Cidade das Crianças, Jundiaí (a cerca de 65 km da cidade de São Paulo) promove o “1º Encontro Brasileiro de Cidades das Crianças” e o “Fórum Internacional das Infâncias”, a partir do dia 18 de março, quando haverá a cerimônia oficial de abertura.
 

Os dois eventos pretendem discutir, apresentar ações e incentivar propostas com foco na criança, especialmente durante a primeira infância, período mais fértil e decisivo na formação do ser humano. E, até o momento, já estão confirmadas as participações de representantes de mais de 50 cidades de diversos estados brasileiros, além de outros países, como Argentina, Colômbia, Itália, Peru e Portugal.

Luiz Fernando Machado, prefeito de Jundiaí, será o anfitrião desses encontros, que contarão com a presença especial do pedagogo e pensador Francesco Tonucci, mais conhecido como Frato, fundador da Rede Mundial Cidade das Crianças, que vem ao Brasil pela primeira vez.


A Rede Mundial Cidade das Crianças existe há 31 anos e é composta por mais de 200 cidades, em 15 países da Europa e da América Latina. Sua proposta é garantir nas localidades integrantes a liberdade e a autonomia das crianças como condição para que as suas sociedades sejam verdadeiramente democráticas.


“Este será um importante debate que teremos satisfação em participar, não apenas porque temos muito a dizer — e sim porque, para Jundiaí, é muito natural e gratificante a valorização que damos à infância. Porque nós somos, sim, com muito orgulho, a Cidade das Crianças”, diz Luiz Fernando Machado.

Para o “1º Encontro Brasileiro de Cidades das Crianças”, os debates serão nos dias 19 e 20 de março, com os temas “Redes Internacionais”, Promoção da Saúde, “Educação Inovadora” e “Áreas de Brincar”, além de visitas guiadas a equipamentos públicos, a fim de mostrar na prática como as políticas públicas funcionam.

Já a programação do “Fórum Internacional da Infância”, entre os dias 21 e 23 de março, trará os seguintes temas de debate: “Promover a Participação”, “Garantir a Autonomia” e “Direito à Cultura”. 

No dia 24, das 9h às 12h, acontece a cerimônia de encerramento no parque Mundo das Crianças.