Confira as principais doenças renais que acometem cães e gatos e como preveni-las

0
254

As doenças renais são aquelas que acometem os rins de cães e gatos. Esses órgãos, localizados na parte superior do abdome, realizam funções vitais para manter o equilíbrio do organismo, como filtragem do sangue e eliminação de substâncias que não são úteis ao corpo, explica Priscila Rizelo, médica-veterinária e coordenadora de comunicação científica de uma marca premium de alimentação pet.

Como o mês de março é reservado para conscientização sobre as doenças renais, o Vida de Bicho investigou os principais pontos sobre a condição e como proteger o seu pet. Confira!

Doenças renais e seus sintomas

Segundo Pamela Pioli Meneghesso, médica-veterinária gerente de produtos de uma empresa de saúde animal, as principais doenças renais que acometem os pets e seus respectivos sintomas são:
⦁ Doença renal aguda: sinalizada pelo aumento da ingestão de água sem nenhum motivo aparente, alteração na quantidade de urina produzida pelo pet, vômitos, diarreia, perda de apetite e hálito forte com cheiro de amônia e urina.
⦁ Doença renal crônica: os mesmos sintomas citados anteriormente. Com a evolução desta doença, os animais também apresentam perda de peso progressiva, queda de pelos, apatia, fraqueza e anemia.
⦁ Infecção urinária: caracterizada pela dificuldade para fazer xixi, urinar aos poucos e em diversos locais não habituais, falta de apetite, desânimo e febre. A urina pode estar turva, com coloração alterada ou presença de sangue, além de ter um odor mais forte.
⦁ Pielonefrite: os sintomas são variados. A pielonefrite aguda pode causar febre, anorexia, depressão, vômito e dor durante a palpação renal.
⦁ Cálculos ou “pedras” nos rins e bexiga: pode ocorrer presença de sangue na urina (ocasionado pelo deslocamento do cálculo), dificuldade para fazer xixi, diminuição na quantidade de urina e apatia.
Além disso, de acordo com Adalberto Von Ancken, professor do curso de Medicina Veterinária da Universidade Cruzeiro do Sul, a doença acomete mais gatos e pets idosos, que tendem a ter outros problemas de saúde, como pressão alta.

A doença renal crônica é a causa número um de morte em gatos com mais de 5 anos e afeta de 30% a 40% dos bichanos com idade superior a 10 anos. A prevalência é menor em cães, mas a progressão geralmente é mais rápida, e estima-se que entre 0,5% e 1% dos cães desenvolvem a enfermidade ao longo da vida, explica Priscila.
Leia este e outros conteúdos