Especialistas dão dicas para que o pet não erre o local das necessidades

0
341

Errar o local das necessidades está entre os principais problemas comportamentais dos cães, e, segundo tutores, um dos locais proibidos favorito dos pets para tal fim é o tapete da sala.

De acordo com a adestradora canina Andrea Dias, a escolha não é aleatória. “Os cães escolhem o banheiro a partir de seus sentidos. Além do faro e da visão, eles também usam o tato. Os coxins — as almofadinhas das patas — servem para os pets sentirem o tipo de superfície na qual estão pisando, por isso eles preferem as mais macias.”

Se o pet já estava habituado a fazer as necessidades em um local determinado e passa, repentinamente, a usar o tapete da sala como banheiro, é um sinal de alerta. Isso porque alguns problemas emocionais ou de saúde podem estar envolvidos na questão, o que requer investigação e ajuda de um especialista, conforme explica a consultora em bem-estar e comportamento canino Camilli Chamone.

“Existem algumas situações peculiares que envolvem o xixi no lugar errado, por exemplo, o estresse e a disfunção cognitiva. Não raro, cães que sofrem de ansiedade por separação, ‘esquecem’ onde é o banheiro, quando são deixados sozinhos por seus tutores”, explica Camilli.

No caso da disfunção cognitiva, ou Alzheimer canino, como é popularmente conhecido, a consultora diz que a morte progressiva de neurônios pode afetar áreas relativas à memória e, consequentemente, fazer o cachorro esquecer onde é o banheiro.

Para não errar mais!

Segundo as profissionais, cães de qualquer idade podem aprender, mais cedo ou mais tarde, a fazer as necessidades no lugar determinado pelo tutor. Entretanto, o aprendizado é mais fácil quando o animal ainda é filhote. Neste caso, vale adotar algumas táticas.

“Fazer banheiros grandes ajudam no acerto do cão. Muitas vezes, as pessoas resumem o banheiro a uma folhinha de jornal ou a um tapete higiênico, mas, independentemente do porte, os cachorros são muito limpos e praticam um ritual na hora H. Às vezes, gostam de fazer o xixi longe do cocô e de rodar várias vezes antes de urinar, por exemplo. Um banheiro maior, ou vários tapetes higiênicos espalhados, ajudam a garantir o acerto”, recomenda Andrea.

Além disso, para diminuir as chances de erro, a adestradora dá as seguintes dicas: “se o cão for muito filhote, deixe-o num cercadinho ou num pequeno ambiente da casa, como banheiro ou lavanderia, e forre o espaço com tapetes higiênicos. Se o pet já for maior e não for possível ficar restrito a uma área pequena, será preciso levar e mostrar a ele o banheiro muitas vezes ao dia”.

Ainda conforme a adestradora, a parte mais importante do processo é reforçar positivamente os acertos, premiando o pet por ter feito as necessidades no local correto, sendo que os melhores momentos para incentivar as idas ao banheiro são após uma soneca, alimentação e brincadeiras.