EM COTIA, MAIS DE 55 MIL ATENDIMENTOS MÉDICOS FORAM POR TELEMEDICINA

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Até dezembro de 2021, Cotia havia realizado exatos  55.841 atendimentos, por teleatendimento.  O município implementou o sistema de Telemedicina em abril de 2020, em parceria com a OM30 (empresa especializada em desenvolvimento de sistemas para atender as necessidades das prefeituras), logo após a sanção da Lei Nº 13.989/20, que autorizou a prática no país durante a pandemia. Desde então, os mais de 249 mil moradores podem contar com o serviço para realização de consultas, diagnósticos e monitoramentos à distância.

Além de reduzir a exposição aos vírus da Covid-19, a tecnologia ajuda a desafogar a rotina do Sistema Único de Saúde (SUS), pois permite que o tempo de espera por atendimentos de especialistas seja menor. Isso porque a estrutura mantém cinco profissionais no backoffice, que são responsáveis pela triagem, otimizando o tempo dos 18 médicos especialistas, que têm a atenção totalmente voltada ao atendimento.

Atualmente, Cotia utiliza o sistema Saúde Simples, que inclui o serviço de Telessaúde para as seguintes especialidades: oftalmologista, cirurgião vascular, otorrinolaringologista, neurologista, endocrinologista e metabologista, dermatologista, reumatologista e pneumologista.

Houve a constatação de que o novo modelo se mostrou uma alternativa viável para o serviço público. E ao mesmo tempo, garantiu a continuidade do atendimento médico em segurança durante a pandemia, trazendo nova ferramenta, inclusive reduzindo o absenteísmo.

Balanço

Nos últimos 6 meses de 2021, foram cerca de 8.070 atendimentos realizados, número que indica uma continuidade na procura pelas consultas remotas. Além disso, houve uma significativa redução nos níveis de consultas desmarcadas ou canceladas por não comparecimento. Nos primeiros meses da implantação, abril e maio de 2020, 1.333 consultas foram desmarcadas. Já em novembro e dezembro de 2021, foram apenas 524 desmarcações, uma redução de 155%.