ACESSIBILIDADE: ALUNOS SURDOS E CEGOS TERÃO ACESSO A LIVROS

Pela primeira vez, Cotia contará com livros acessíveis para alunos surdos e cegos; Projeto Minha Biblioteca forneceu a mais de 30 mil alunos acervo de livros que podem ser acessados por meio de audiodescrição e LIBRAS, além de recurso de música e playback da trilha das historias
Nesta semana, Secretaria Municipal de Educação de Cotia vai lançar a Plataforma de Acessibilidade do projeto ‘Minha Primeira Biblioteca’. Por meio desse instrumento, Cotia será a primeira cidade da região a oferecer aos alunos com deficiência o acesso ao conteúdo dos livros literários por meio de audiodescrição e LIBRAS, além do recurso de música e playback da trilha das histórias.
A Plataforma será disponibilizada, inicialmente, para os cerca de 67 alunos do CEUC EE Diego Cristian Bazilio Camargo e a expectativa é que, no ano que vem, seja estendida para os alunos com deficiência no ensino regular.
O acesso à Plataforma de Acessibilidade será individual, ou seja, o responsável pelo aluno receberá um código para acessar a ferramenta através de um dispositivo móvel, como tablet ou celular. Para tanto, precisará baixar o aplicativo e criar um login.
O processo de disponibilização da Plataforma de Acessibilidade foi realizado pela equipe da Divisão Educacional, por meio do Núcleo da Educação Especial e do Núcleo Pedagógico. “O trabalho de incentivo à leitura é essencial. O ‘Minha Primeira Biblioteca’ cumpre plenamente esse papel, pois leva a leitura para a casa dos alunos, promovendo uma comunidade leitora. Agora essa comunidade é também verdadeiramente inclusiva”, disse a diretora Márcia Buava, representando a equipe da Divisão Educacional.
Fotos: Vagner Santos
GRUPO PETRÓPOLIS LANÇA PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO EM TECNOLOGIA PARA PCDS
13 de maio de 2025Escola é condenada após negar matrícula de irmãos autistas
5 de maio de 2025
More News
-
AÇÃO “SOCIAL E SAÚDE NA ÁREA” BENEFICIOU CADASTRADOS EM PROGRAMA SOCIAL
31 de maio de 2022 -
FUTEBOL: E.C COMETA É CAMPEÃO DA 2ª DIVISÃO
8 de novembro de 2022 -
INSS ALERTA: COMPROVANTE DE VOTAÇÃO NÃO VALE COMO PROVA DE VIDA
8 de outubro de 2024