Alesp aprova projeto que torna a Congada de São Benedito de Cotia patrimônio cultural do Estado
No fim de dezembro de 2022, deputados da Alesp aprovaram um Projeto de Lei da deputada Leci Brandão que dá o reconhecimento à cultura dos Congos em Cotia
No fim de 2022, os deputados da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) aprovaram o Projeto de Lei 893/2017 que declara a “Congada de São Benedito do Cotia” como Patrimônio Cultural e Imaterial do Estado de São Paulo. Com 71 anos de fundação, a Congada já é Patrimônio Cultural Imaterial de Cotia desde 2014 (Lei Municipal 1.823/2014). O Projeto de Lei Estadual é de autoria da deputada Leci Brandão e aguarda sanção do governador para se tornar Lei.
A Congada de São Benedito de Cotia foi fundada em junho de 1951 por Benedito Pereira de Castro, o Seu Dito da Congada. O Seu Dito faleceu em 2016 e, desde então, familiares e alguns amigos lutam para não deixar a cultura morrer. Elisete Aparecida de Castro, filha do Seu Dito, e Geraldo Gonçalves dos Santos Filho, filho de um dos congadeiros, o Geraldo Gonçalves dos Santos, estão entre os multiplicadores da manifestação cultural e receberam com muita alegria o resultado da votação.
“Eu fiquei muito feliz. Liguei para o Geraldinho e ele já estava sabendo. Foi uma conquista que tanto meu pai, quanto o finado Seu Geraldo, meus tios, esperavam e não tiveram o reconhecimento em vida. Mas a cultura se mantém viva, apesar do preconceito, é gratificante. Mesmo que eles [fundadores] não estejam aqui, o nome deles fica para a história [sic]”, disse Elisete.
Foram cinco anos de espera pela votação. O Projeto de Lei foi apresentado na Alesp em 2017. Mas a esperança se manteve viva. “Bati na porta do gabinete da [deputada] Leci. Apresentamos o histórico da Congada, a Lei Municipal de patrimônio cultural de Cotia. Encaminharam tudo, mas nunca era aprovado. Quando eu soube que a deputada tinha sido reeleita, bati lá de novo. Ela apresentou pedido de votação e o projeto saiu [sic]”, lembrou Geraldo.
A Congada de São Benedito de Cotia participa de apresentações em diversos municípios e, tradicionalmente, no mês de maio, realiza uma grande festa em sua sede, na Vila São Joaquim, com a participação de congos convidados. “É uma festa linda, que a gente luta muito para acontecer, porque somos resistência e nos apresentamos em memória de nossos antepassados que lutaram muito pela liberdade do povo negro”, disse Elisete.
Fotos: Vagner Santos
—
Comunicação Social – Assessoria de Imprensa
Prefeitura de Cotia
Fone: 11 4148-8607
BRASIL PEDE DESCULPAS PUBLICAMENTE PELA ESCRAVIZAÇÃO DE PESSOAS NEGRAS
22 de novembro de 2024“BRINCADEIRAS TRADICIONAIS BRASILEIRAS” CELEBRA 20 ANOS COM APRESENTAÇÕES EM COTIA
22 de novembro de 2024MINISSÉRIE ‘TINHA UMA JANELA’ GANHA EXIBIÇÃO ESPECIAL EM COTIA
21 de novembro de 2024
More News
-
INSS VAI CONTRATAR MIL TÉCNICOS DE SEGURO SOCIAL, JÁ APROVADO
13 de junho de 2023 -
LIGAÇÕES DE MARKETING DEVERÃO USAR PREFIXO 0303 DESDE ONTEM
9 de junho de 2022