APOSENTADOS E PENSIONISTAS NÃO PRECISAM IR AO BANCO PARA FAZER PROVA DE VIDA

Cabe ao INSS fazer a comprovação de vida por cruzamento de dados
Peças de desinformação repercutem que o Governo Federal teria impedido a realização de prova de vida por meio remoto. No entanto, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) desde 2023 faz cruzamento de dados para comprovar que o beneficiário está vivo.
Caso aposentados e pensionistas queiram fazer o recadastramento anual podem utilizar o site ou aplicativo Meu INSS ou ainda se dirigir ao banco onde recebem o pagamento. Mas não é obrigatório.
Por exemplo, os beneficiários que recebem o benefício na CAIXA, podem fazer o procedimento presencialmente em qualquer agência do banco ou por meio de um procurador devidamente cadastrado no INSS.
As opções visam auxiliar os beneficiários que queiram fazer a comprovação de vida mesmo sem necessidade e não podem comparecer às agências bancárias por motivos de doença ou dificuldades de locomoção.
A prova de vida é a comprovação de que o beneficiário do INSS ainda está vivo e pode continuar recebendo seu benefício previdenciário. Este é um procedimento importante para evitar fraudes e pagamentos indevidos e por isso deve ocorrer periodicamente.
Somente em caso de não localização do beneficiário na base de dados governamental, será feita uma notificação sobre a necessidade de realização de prova de vida.
São utilizados para comprovação de vida: atos registrados pelo titular do benefício em bases de dados dos órgãos, entidades ou instituições, mantidos ou administrados pelos órgãos públicos federais, estaduais, municipais e privados; registros de vacinação, consultas no Sistema Único de Saúde (SUS), comprovantes de votação nas eleições, emissão de passaportes, carteira de identidade ou de motorista, entre outros.
(Da redação. Fonte e imagem Agência Gov, via Secom PR)
02/4 – DIA MUNDIAL DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O AUTISMO
2 de abril de 2025PROGRAMA MÃE COTIANA: INSCRIÇÕES JÁ ESTÃO ABERTAS
1 de abril de 2025
More News
-
SABESP: GOVERNADOR ENVIO PROJETO À ALESP PARA DESESTATIZAÇÃ
20 de outubro de 2023 -
OSCAR 2023: VEJA OS INDICADOS PARA OS PRÊMIOS DESTE ANO
26 de janeiro de 2023 -
COTIA ENCERRA REUNIÕES DE REVISÃO DO PLANO DIRETOR E LEI DE USO E OCUPAÇÃO DE ...
21 de dezembro de 2023