CONTRIBUINTES DO IR PODEM DOAR PARTE DO IMPOSTO A ENTIDADES 

0
134

Doações podem ser feitas a entidades que cuidam de pessoas em vulnerabilidade. Em Cotia, os fundos municipais contam com a participação de pessoas da sociedade civil e do poder público para a gestão dos recursos arrecadados 

Está aberto o período de declaração do Imposto de Renda (IR) e os contribuintes têm até o dia 31 de maio para entregar suas declarações à Receita Federal. 

Parte do imposto devido pode se transformar em ação solidária, uma vez que 6% do imposto podem ser doados ao Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Fucondi) e para o Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (FMDPI) de Cotia. A Receita Federal preparou uma cartilha com o passo a passo para que a doação seja realizada no momento do preenchimento da declaração (https://encurtador.com.br/clmyX).

 Os recursos são utilizados em projetos de defesa e garantia de direitos voltados a estes públicos em situação de vulnerabilidade. 

 Se o contribuinte optar pela doação de 6% do seu imposto a entidades beneficentes, ao invés de direcionar diretamente para o governo, deverá informar que 3% são para fundos vinculados ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e 3% para fundos de apoio aos Conselhos da Pessoa Idosa

 Ainda de acordo com a presidente do Fundo Social, os conselhos municipais de direito, tanto de criança e adolescente e da pessoa idosa, contam com a participação direta de representantes da sociedade civil e do poder público para que a gestão dos recursos arrecadados seja feita com transparência e com o único objetivo de promover e implementar políticas públicas.

 Serviço

Doação de imposto a entidades sociais

Consulte a cartilha com *orientações para doação: https://encurtador.com.br/clmyX

Na hora de escolher o fundo beneficiado, selecionar a cidade de Cotia e as opções são: até 3% para o Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Fucondi) e até 3% para o Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (FMDPI)

 Foto: Pexels Pixabay/ Imagem ilustrativa