‘CUIDANDO DE QUEM CUIDA’: ACOLHIMENTO COM CUIDADORES
Acolhimento de cuidadores de pacientes acompanhados Atenção Domiciliar – (acamados que recebem serviço de saúde em suas casas) teve evento especial na quinta-feira, 14
O programa ‘Atende Cotia’ é uma iniciativa da Secretaria de Saúde de Cotia que reúne diversas ações, projetos e programas, entre eles, a EMAD (Equipe Multiprofissional de Atendimento Domiciliar), que atende pacientes acamados elegíveis para receberem o serviço de saúde em suas casas.
No dia a dia de atendimentos, a equipe identificou a necessidade de acolher as pessoas responsáveis pelos cuidados com os pacientes acamados e em cuidados paliativos, surgindo daí a ideia de implantar um grupo on-line para os cuidadores: “Cuidando de quem Cuida”.
O objetivo é facilitar o acesso, uma vez que esses cuidadores dificilmente podem sair de casa. Parte desse grupo foi recebido presencialmente para um evento especial de fim de ano no Centro Integrado Municipal (CIS), na tarde dessa quinta-feira (14/12/2023).
“Este grupo começou a ser formado em agosto deste ano, de forma on-line e presencial. O objetivo sempre foi garantir que todos [cuidadores] pudessem ter acesso às informações, ao acolhimento e ao apoio que a equipe da saúde oferece a eles. É como o nome do grupo diz: estamos ‘cuidando de quem cuida’”, destacou a coordenação do programa ‘Atende Cotia’.
Durante o encontro, o ‘Atende Cotia’ promoveu uma palestra com a psicóloga Carolina Bruno Albano que falou sobre a ‘Síndrome de Fim de Ano’, abordando temas sobre as expectativas frustradas do adoecimento do cuidador e sua saúde mental.
De acordo o Secretário de Saúde, Magno Sauter, o Grupo com os Cuidadores deu muito certo e a expectativa é que seja ampliado em 2024. “Levamos informações aos cuidadores no cuidado com os pacientes, sem deixá-los de lado. As informações estão na acolhida, na conversa e em mensagens que são enviadas a todos que fazem parte do grupo”, disse Sauter.
A equipe do programa ‘Atende Cotia’ conta com equipe multiprofissional formada por médicos, enfermeiros, nutricionista, assistente social, fisioterapeuta e fonoaudióloga.
(Foto: SECOM)