DIA MUNDIAL DA CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O ABUSO DE IDOSOS ALERTA PARA VIOLÊNCIA

0
223

O risco é que aumentem episódios de violência contra idosos com muitos países observando um envelhecimento populacional rápido; até 2050, mundo terá 2 bilhões de pessoas nessa faixa etária; uma cada seis pessoas maiores de 60 anos foi vítima de alguma forma de abuso em ambiente comunitário.

As Nações Unidas marcam neste 15 de junho o Dia Mundial da Conscientização sobre o Abuso de Idosos. 

Em Nova Iorque, um painel de especialistas apresentará as tendências gerais da violência contra o grupo ressaltando lacunas e desafios na implementação dos objetivos do Plano de Ação Internacional de Madri sobre o Envelhecimento.

Prevenção e fundos 

O foco são as prioridades para combater a violência contra os idosos na Década do Envelhecimento Saudável. O período para promover a ação foi lançado pela Organização Mundial da Saúde, OMS, para impulsionar a “mudança de narrativas errôneas com base na idade”. 

Em entrevista à ONU News antes da data, de Washington, a assessora sobre o Envelhecimento Saudável da Organização Pan-Americana da Saúde, Opas, Patrícia Morsch, disse que a atenção ao grupo deve andar em paralelo com o financiamento.

  Pelo menos uma em cada seis pessoas maiores de 60 anos sofreu algum tipo de abuso em ambientes comunitários

“Mudar a maneira como pensamos, sentimos e atuamos frente à idade e ao envelhecimento. Existem muitos estereótipos relacionados ao envelhecimento e à pessoa idosa que devem ser combatidos, para que as pessoas possam estar se desenvolvendo e participando das comunidades recebendo serviços adequados para as suas necessidades. A segunda área de ação é promover entornos e ambientes que sejam amigáveis às pessoas idosas, ou seja, que favoreçam que as pessoas possam continuar fazendo as suas atividades e que possam continuar convivendo perto dos seus familiares e amigos com segurança e bem-estar.”

O plano global destaca que famílias e comunidades devem ser ativamente envolvidas nos esforços para que a população envelheça de forma saudável.  

“Serviços de saúde integrados e centrados nas pessoas idosas, conhecendo as necessidades das pessoas idosas, prover uma atenção que seja enfocada nesse desenvolvimento de capacidades, e não somente na prevenção e controle de doenças. A quarta área de ação é proporcionar cuidados de longa duração para as pessoas que precisam.  Sabemos que a dependência de cuidados é uma realidade e devemos trabalhar na prevenção. Mas aquelas pessoas que necessitam devem ter os recursos necessários para esses cuidados.”

De acordo com as Nações Unidas, pelo menos uma em cada seis pessoas maiores de 60 anos sofreu algum tipo de abuso em ambientes comunitários no ano passado.

ASILOS E INSTITUIÇÕES DE LONGA PERMANÊNCIA DE IDOSOS

Em instituições como asilos e instituições de longa permanência de indivíduos de idade dois terços de funcionários relatando que cometeram abuso durante o período avaliado.

Na pandemia, os índices tiveram um aumento do fenômeno que pode levar a lesões físicas graves e consequências psicológicas de longo prazo.

O risco é que aumentem episódios com muitos países observando um envelhecimento populacional rápido.

De acordo com as estimativas, o total de pessoas na terceira idade deverá superar o dobro comparado com o de 2015: de 900 milhões para cerca de 2 bilhões em 2050.

 

ONU/HelpAge International/Rosaleen Cunningham