ESCOLA DE COTIA REALIZA “CAFÉ COM LITERATURA: PROJETO PEQUENO LEITOR”

0
270

Projeto “Café com Literatura” tem como objetivo desenvolver nas crianças o hábito da leitura e despertar o gosto pelos livros,  iniciativa é inédita e foi implantado por professora da E.M.  “Rosa Maciel de Oliveira”, do Bairro da Cachoeira

 

Pais e alunos do 1º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Rosa Maciel de Oliveira, que fica no bairro da Cachoeira, participaram de um novo projeto implantado pela unidade escolar, por meio da professora Patrícia Aguiar: o ‘Café com Literatura: projeto pequeno leitor’. 

A iniciativa tem como objetivo de desenvolver nas crianças o hábito da leitura e despertar o gosto pelos livros, em detrimento de tanta tecnologia proporcionada por aparelhos com tablets e celulares.

 

O acervo contou com livros do projeto da Secretaria de Educação ‘Minha Primeira Biblioteca’, que entregou caixas com diversos livros para todos os alunos da rede municipal. “A Prefeitura de Cotia tem um olhar especial pela educação das nossas crianças e teve a feliz iniciativa de implementar a ‘Minha Primeira Biblioteca’. Um material maravilhoso, lindíssimo, que veio como um presente para as crianças”, disse a idealizadora do projeto, professora Patrícia.

 A primeira edição do ‘Café com Literatura’ aconteceu no dia da reunião de pais. Os responsáveis pelos alunos foram convidados a participarem do projeto. 

Alunos declamaram poemas e parlendas e, ao final, as famílias compartilharam momentos de leitura com seus filhos em locais preparados na escola.

 “O cenário atual vem afastando cada vez mais nossas crianças do ato de ler, como o uso excessivo de celulares, computadores, videogames, TV e principalmente a falta de incentivo”, destacou Patrícia. “Diante dessa realidade, pensei desde o início do ano implantar um projeto para resgatar o valor da leitura, levando os alunos a vivenciarem experiências que proporcionem e solidifiquem os conhecimentos significativos de seu processo de aprendizagem, proporcionando-lhes momentos que possam despertar neles o gosto e o amor aos livros e estimular o hábito de leitura”, completou.

 

 

Foto: acervo pessoal