ESTADO INSTALARÁ 649 RADARES NAS ESTRADAS E IMPLANTARÁ PEDÁGIOS NA BAIXADA

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Investimento para radares é de R 196,8 milhões para modernização dos serviços de fiscalização do controle de velocidade longo da malha rodoviária estadual; instalação de pedágios recebe repúdio da população


O Departamento de Estradas de Rodagem (DER), vinculado à Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), publicou, no último sábado (25), o edital de licitação para contratação de serviços de fiscalização do controle de velocidade nas rodovias estaduais sob sua gestão. O investimento previsto é de R 196,8 milhões para a instalação de 649 novos pontos de radares em trechos críticos das rodovias.
 

A previsão é que a instalação ocorra no primeiro semestre de 2024. O edital está disponível para consulta nos sites do DER e Negócios Públicos. As propostas e documentação das empresas interessadas serão recebidas até as 10h, do dia 8 de janeiro de 2024, na sede do DER (na avenida do Estado, 777 – 5º andar – Auditório – Ala B). A sessão de abertura dos envelopes ocorrerá a partir das 10h01, da mesma data.

Além de fiscalizar a velocidade, os radares farão a leitura automática de placas, a contagem de veículos e também vão transmitir as informações em tempo real para o DER.

Número de novos radares por região:

  • São Paulo: 124 pontos de fiscalização
  • Campinas: 71 pontos de fiscalização
  • Taubaté: 67 pontos de fiscalização
  • Rio Claro: 60 pontos de fiscalização
  • Itapetininga: 51 pontos de fiscalização
  • Cubatão: 44 pontos de fiscalização
  • Presidente Prudente: 44 pontos de fiscalização
  • São José do Rio Preto: 36 pontos de fiscalização
  • Assis: 35 pontos de fiscalização
  • Ribeirão Preto: 31 pontos de fiscalização
  • Bauru: 29 pontos de fiscalização
  • Barretos: 26 pontos de fiscalização
  • Araraquara: 16 pontos de fiscalização
  • Araçatuba: 15 pontos de fiscalização

NOVOS PEDÁGIOS NA BAIXADA

Estáprevista para esta semana a publicação de edeital de concessão de rodovias para a iniciativa privada, incluindo estradas do litoral paulista e da região de Mogi das Cruzes. O sistema será o “free flow”, que dispensa a instalação de cabines de cobrança, sendo os veículos identificados pela placa e seus proprietários poderão pagar a fatura por site da concessionária ou por tag no para-brisa.

No total, serão concedidas 213 km de estradas que ligam o Alto Tietê ao litoral sul, incluindo a Baixada Santista.

Os trechos ficam nas rodovias SP-055 (Padre Manoel da Nóbrega), SP-088 (Mogi-Dutra) e SP-098 (Mogi-Bertioga) e passam pelos municípios de Arujá, Bertioga, Itanhaém, Itaquaquecetuba, Itariri, Miracatu, Mogi das Cruzes, Mongaguá, Pedro de Toledo, Peruíbe, Praia Grande e Santos.

No litoral sul, a previsão é que motoristas que forem de Praia Grande a Peruíbe, ou vice-versa, paguem um total de R$ 11,70 para atravessar pouco menos de 60 quilômetros. O trajeto seria dividido em nove lotes de 6,6 quilômetros, e o preço para acessar cada um seria de R$ 1,30.

A instalação de pedágio provocou protestos de moradores, políticos e associações civis, tanto em Mogi das Cruzes  (com duas ações) quanto no litoral. Mas o pedido de suspensão do processo de instalação dos pedágios foi negado pela Justiça e o processo segue em frente.

Moradores de Mogi reclamam que a estrada Mogi-Dutra corta a cidade e isso onerará os moradores – mas o governo reagiu dizendo que o pedágio será cobrado proporcionalmente. Da mesma forma, prefeitura de Itanhaém e entidades civis procuraram o MP contra o pedágio.

A justificativa é a mesma de Mogi: a cidade é dividida pela pista da rodovia Padre Manoel da Nobrega e com certeza motoristas se desviarão pelo centro da cidade para evitar o pedágio.

 

Protesto contra a instalação de pedágios na região de Mogi das Cruzes. em julho de 2021 – @movimentopedagionao no Facebook