ITAPIRA RECEBE ALTA E EM BREVE DEVE VOLTAR AO PANTANAL

0
123

Onça-pintada foi encontrada com as quatro patas queimadas dentro de uma manilha em Miranda, MS; levada ao Instituto NEX, recebeu tratamento intensivo durante várias semanas e já está quase recuperada. Assista vídeo.

“Depois de um mês em tratamento e treze curativos, Itapira está de alta!”. 

A boa notícia foi compartilhada pelo Instituto NEX No Extinction em suas redes sociais. Após os incêndios de agosto no Pantanal, a onça-pintada foi encontrada com as quatro patas queimadas dentro de uma manilha no município de Miranda, em Mato Grosso do Sul.

Por causa da gravidade do caso, Itapira foi levada para o NEX, em Corumbá de Goiás, referência no tratamento de queimaduras nesses felinos. Durante várias semanas, a jovem fêmea recebeu um tratamento intensivo, que incluiu a ozonioterapia.

No final de agosto, como contamos nesta outra reportagem, a onça já estava caminhando bem e demonstrando excelente recuperação.

Itapira está ótima! Pronta para voltar para o Pantanal”, conta Daniela Gianni, coordenadora de projetos e atividades do NEX. “Por enquanto, ela permanecerá aqui conosco, isolada. Mas, felizmente, finalizamos o tratamento com êxito e ela se encontra 100% recuperada das queimaduras!”

Há poucos dias a onça foi transferida para um recinto maior no NEX, onde não tem contato nenhum com seres humanos. O objetivo é que ela não perca seu instinto selvagem.

Itapira tem dois anos e era monitorada pelos biólogos da organização Onçafari desde o seu nascimento. Ela faz parte de uma linhagem muito simbólica e especial, pois é filha de Isa, que ao lado da irmã Fera, foram as primeiras onças-pintadas do mundo a serem reintroduzidas na natureza (leia mais aqui).

Muito em breve, Itapira deve retornar à região de Miranda. Isso será feito quando os incêndios estiverem totalmente controlados e ela possa voltar com segurança à vida selvagem.

“Itapira se recuperou bem, agora a ideia é que a gente observe o comportamento dela em um recinto maior, que ela ganhe um pouco mais de agilidade e diminua a sensibilidade nas patinhas”, diz Ricardo Corassa Arrais, veterinário do Onçafari. “Eu provavelmente irei buscá-la no NEX e a acompanharei durante o trajeto até o refúgio ecológico Caiman. Ainda não definimos uma data concreta, mas discutiremos isso com o NEX durante a próxima semana.”

Assista imagens de Itapira sendo tratada e em recuperação, acessando 𝐈𝐍𝐒𝐓𝐈𝐓𝐔𝐓𝐎 𝐍𝐄𝐗 𝐍𝐎 𝐄𝐗𝐓𝐈𝐍𝐂𝐓𝐈𝐎𝐍 | Após 1 mês em tratamento (13 curativos) Itapira está de alta! Itapira permanecerá em quarentena aqui no NEX até que a situação das… | Instagram

(Da redação, com conteúdo de conexaoplaneta.com.br – Suzana Camargo ´20/9/24 – Imagem Instituto nex)