NOVA ESPÉCIE DE LAGARTIXA É BATIZADA CNEPASPIS VANGOGHI. SAIBA PORQUÊ

0
206

Pequeno réptil lembra uma das telas mais famosas do pintor holandês Van Gogh: “A Noite Estrelada”

Cnemaspis vangoghi. Por motivos óbvios, esse foi o nome científico escolhido para batizar a nova espécie de lagartixa descoberta na cordilheira de Gates Ocidentais, na Índia. 

No mesmo momento em que os pesquisadores da Thackeray Wildlife Foundation colocaram os olhos nesse pequeno réptil lembraram de uma das mais famosas telas do pintor holandês Vincent Van Gogh, “A Noite Estrelada”.

Os machos da espécie recém-descrita têm a cabeça e o corpo amarelos e manchas azuis claras no dorso. Essas lagartixas, que medem cerca de 3,4 cm de comprimento, vivem em áreas de baixa altitude, entre rochas e árvores, nas florestas de Srivilliputhur, uma região de rica biodiversidade do país.

Além da lagartixa que homenageia Van Gogh, os pesquisadores indianos também encontraram uma outra nova espécie, a Cnemaspis sathuragiriensis, que tem em seu nome uma referência às montanhas onde é observada.

As duas novas espécies exibem forte dicromatismo sexual (macho e fêmea apresentam diferentes cores.). Além disso, elas têm hábitos diurnos, mas principalmente nos períodos mais frios do dia.

Outras cinco espécies de vertebrados endêmicos já eram conhecidas em Srivilliputhur, ou seja, que só existem ali e em nenhum outro lugar do mundo.

“A Noite Estrelada” foi pintada por Van Gogh em 1889. A obra retrata a vista da janela de um quarto do hospício de Saint-Rémy-de-Provence, na França, onde o artista ficou internado. A paisagem mostra um vilarejo idealizado pelo pintor, pouco antes do nascer do sol. Um ano mais tarde, ele se suicidaria.

O artigo, em inglês, com a descrição das novas espécies você encontra neste link: Duas novas espécies do complexo Cnemaspis galaxia (Squamata, Gekkonidae) das encostas orientais dos Ghats Ocidentais do sul (pensoft.net)

(Da redação, com conteúdo de conexaoplaneta.combr/2/4/24- Ilustraçpão Ilustração: Ananya Deval/Foto:  Khandekar, Thackeray & Agarwal, 2024)