
Com as proximidades do Natal e Ano Novo, avolumam-se as confraternizações e festas preparatórias – sem contar as reuniões de família que são muitas durante o período. Mais gente é sinônimo de mais barulho, mais gente “estranha” – e os animais sentem isso literalmente na pele. Veja como ajudar o gato a superar isso
Seu gato é um “estraga-prazeres”? Você já reparou que seu gato dá um “sumiço” quando seus amigos estão por perto?
Os gatos não gostam de mudanças – olhe para isso do ponto de vista deles:
- a rotina é importante para eles. Eles gostam de saber o que vai acontecer e quando, ao longo do dia.
- Eles são cautelosos com a entrada de estranhos em casa e provavelmente os evitarão até que os conheçam!
- O barulho os assusta, especialmente se for repentino. Risadas imprevisíveis, gritos, música alta ou fogos de artifício, podem fazê-los correr.
- Odores diferentes: o olfato de um gato é muito mais forte do que o nosso, então alimentos com cheiros diferentes, perfumes ou até mesmo cheiros de pessoas diferentes, podem confundi-los.
Tudo isso é um pouco desafiador se você gosta de entreter e está planejando uma festa. Então, como você pode ajudar seu gatinho a lidar com isso?
Como ajudar seu gatinho a lidar com isso ?
A primeira reação do seu gato será se esconder de algo novo ou diferente. Eles manterão distância e tentarão encontrar um lugar onde possam se sentir seguros. Um pouco de planejamento também pode ajudá-los a enfrentar a situação.
Planeje com antecedência
A menos que seja uma festa improvisada, você provavelmente terá pelo menos alguns dias para se preparar, tanto para sua festa quanto para ajudar seu gato a se ajustar.
- Se você estiver movendo os móveis para obter mais espaço, faça isso pouco a pouco para que as mudanças sejam feitas lentamente. Isso também será aplicado após a festa, quando você arrumar sua sala de volta ao normal.
- Comece a tocar a música da sua festa um pouco a cada dia, aumentando gradativamente o volume para que seu gatinho se acostume devagar.
- Crie pontos mais elevados para que possam ficar antes que todos cheguem.
- Prepare outro quarto para eles com seus brinquedos favoritos, uma cama aconchegante, comida e água e uma caixa de areia, para que eles tenham um refúgio seguro e independente – mas lembre-se de manter a caixa de areia longe da comida, pois eles gostam de privacidade quando vão ao banheiro! Permita-lhes o acesso uns dias antes da festa para se habituarem ao novo espaço.
- FELIWAY Classic Difusor ajuda seu gato a ficar confortável em casa. Conecte-o à sala onde seu gato passará o tempo durante a festa e isso o ajudará a se ajustar às mudanças.
- Coloque um ‘Por favor, não perturbe’ na porta do quarto do seu gato para que ele não seja incomodado por nenhum festeiro.
- Tente manter a rotina do seu gato o mais normal possível durante a festa (por exemplo, tente manter o horário da brincadeira e alimentar o gato nos horários regulares)
Durante a festa
Alguns gatos podem decidir investigar o que está acontecendo em sua casa, mas outros podem apenas querer sair até que as comemorações terminem.
- Permita que seu gato decida se deseja interagir com seus convidados ou não. Se eles quiserem, ajude os convidados da festa a entender como interagir com seu gato, por exemplo, deixe seu gato vir até eles (idealmente sentado no chão), deixe seu gato cheirar a mão estendida primeiro e, se ficar, pode acariciar sua cabeça/pescoço, mas não os pegue.
- Se eles quiserem fazer parte da ação, certifique-se de que eles tenham um lugar alto para se empoleirar para que possam observar de um ponto privilegiado.
- Certifique-se de ter algumas guloseimas à disposição com as quais seus convidados possam recompensá-los se eles se aproximarem ou ajudá-los a interagir tendo seus brinquedos favoritos em mãos.
- Observe o seu gato em busca de sinais e caso ele não esteja feliz, permita que ele se desloque para uma parte mais silenciosa da casa ou para o quarto que você preparou para ele.
- Se você acha que eles preferem se afastar da ação, certifique-se de que todas as janelas e portas estejam fechadas no quarto, para o caso de seu gato tentar escapar. Às vezes, um gato assustado pode demorar um pouco para voltar.
- Dê a eles sua própria música de festa – estudos mostraram que os gatos também gostam de música e isso pode ter um efeito calmante sobre eles. Um Chopin calmante pode ser o suficiente! Também pode ajudar a abafar os sons da festa ao lado.
Quando a festa acabar
Quando os festeiros já tiverem ido embora, pode ser que você também queira apenas ir para a cama e deixar a limpeza para a manhã seguinte! Mas lembre-se de que pode haver alguns perigos para o seu gato à espreita no salão de festas, por isso talvez seja melhor arrumá-lo – ou garantir que seu gato não consiga entrar no local – antes de você, finalmente, ir para a cama.
Os gatos são criaturas curiosas e vão querer investigar quaisquer restos de decoração, como serpentinas e balões. Se o seu gato decidir explorar enquanto você está tendo uma hora extra na cama na manhã seguinte, ele pode tentar brincar ou mordê-los e pode sofrer engasgos ou problemas intestinais, portanto, certifique-se de que todos os perigos sejam removidos o mais rápido possível.
Da mesma forma com comida e bebida – elimine quaisquer restos de bebidas alcoólicas para que seu gato não possa acessá-los. O álcool é perigoso se ingerido por animais de estimação, assim como o chocolate, portanto, certifique-se de que não haja restos de comida e bebida da festa em todas as superfícies acessíveis. Se o seu gato mostrar algum sinal de indisposição após a festa, é importante que o seu veterinário o examine.
Embora as festas possam ser avassaladoras para o seu amigo felino, com o planejamento certo, você pode garantir que seu gato fique confortável e sereno, além de permitir que você e seus entes queridos possam relaxar e se divertir nesta época festiva. (Fonte e fotos: https://blog.feliway.com/br)
PARA ONDE VÃO OS GATOS QUANDO SE ESCONDEM …
2 de abril de 2025IGUATEMI ALPHAVILLE PROMOVE MAIS UMA FEIRA DE ADOÇÃO PET NO DIA 22 DE MARÇO
19 de março de 2025PRIMEIRA EDIÇÃO DO CASTRAMÓVEL ATENDEU MAIS DE 350 ANIMAIS
12 de março de 2025
More News
-
UMA EM CADA CINCO ESPÉCIES MIGRATÓRIAS ESTÁ AMEAÇADA DE EXTINÇÃO
21 de fevereiro de 2024 -
CAIXA PODE VOLTAR A VENDER “RASPADINHA”
4 de janeiro de 2024 -
ESTÁGIO NA HYUNDAI: INSCRIÇÕES SE ENCERRAM EM 1º. DE NOVEMBRO
20 de outubro de 2023