População recebe atendimento social e de saúde em evento na creche de Caucaia

0
257

Mais uma edição do Projeto ‘Cuidar + Social e Saúde na Área’ aconteceu no último fim de semana, no Centro Educacional ‘Benedicta Stefano Antunes de Oliveira’ em Caucaia do Alto 

Pais e responsáveis por alunos de 22 unidades escolares da região de Caucaia do Alto, além dos próprios estudantes, participaram de mais uma edição do Projeto ‘Cuidar + Social e Saúde na Área’ que aconteceu no último fim de semana no Centro Educacional ‘Benedicta Stefano Antunes de Oliveira’, a creche de Caucaia. 

Na ocasião, as secretarias de Desenvolvimento Social, Saúde e Educação disponibilizaram serviços como vacinação, atualização de cadastro único, informações e cadastro em projetos sociais, entre outros.

De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS) o projeto foi um sucesso. “Atendemos moradores que poderiam estar sendo contemplados em projetos que precisam, mas que, por não terem condições de se deslocarem durante a semana, acabam não indo atrás. Nós tiramos dúvidas sobre os projetos do ‘Cotia que Cuida’, como o ‘Novo Olhar’, o ‘Mãe Cotiana’. Dos atendimentos relacionados à CIPTEA (Carteira de Identificação de Pessoa com Transtorno do Espectro Autista), cinco foram concluídos com a emissão do documento”, destacou a titular da SDS, Mara Franco.

 

Enquanto os pais e responsáveis pelos alunos eram atendidos pelas equipes das secretarias participantes da ação, as crianças puderam participar das atrações como brinquedos infláveis, distribuição de algodão doce e de pipoca, visitar e aprender na exposição sobre cobras, escorpiões e aranhas, entre outras atividades.

 

Foram aplicadas mais de 1.800 vacinas durante a ação. “Esse dado da Secretaria de Saúde reforça ainda mais a importância do ‘Cuidar + Social e Saúde na Área’. Em tempos em que vivemos o temor do surgimento de doenças graves, saber que em uma única ação a Prefeitura de Cotia aplicou quase 1.800 vacinas é motivo de comemoração”, comemorou Mara Franco.

 

Os participantes também puderam fazer teste de acuidade visual, receberam orientação de higiene bucal, distribuição de kit de higiene bucal ( apoio Conselho Municipal da Criança e do Adolescente), apresentação e inscrições dos projetos do Fundo Social, atualização do Cadastro Único, informações sobre nutrição e alimentação saudável, atualização vacinal, agendamento de Papanicolau e mamografia, orientações sobre o combate ao mosquito da dengue e escorpiões, prevenção e cuidado sobre infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) e emissão do cartão SUS.

Foto: Juliano Barbosa