RAPOSO TERÁ CICLOFAIXA ENTRE COTIA E A CAPITAL

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Informação é do jornal Folha de S. Paulo; segundo matéria, a concessionária que vencer a licitação ficará responsável pela implantação de mais quilômetros  de ciclofaixa, futuramente

O jornal Folha de S. Paulo informou em matéria de hoje, 22 de agosto, que está em planejamento a criação de ciclovias e ciclofaixas na SP 270 – Rodovia Raposo Tavares e em trechos da Rota Sorocabana, concessão que abrangerá vias localizadas na região.

Seriam investidos mais de 25 milhões de reais, com a instalação de uma ciclofaixa entre Cotia e São Paulo, entre Cotia e São Paulo, do km. 10,94 ao km. 32,41.

O projeto prevê ciclovias também em trechos urbanos de Sorocaba e revitalização de espaço para bicicletas na rodovia João Leme, entre Sorocaba e Salto. Essas ciclovias deverão ter implantados mais quilômetros  de vias para bicicleta, a cargo das futuras concessionárias.

PEDÁGIOS E AUMENTO DE TARIFAS

O Projeto Nova Raposo prevê a concessão do trecho de entrada na região metropolitana paulista pelas rodovias Castelo Branco e Raposo Tavares, mais uma ligação viária entre Itapevi, Cotia e Embu, com a instalação de 13 postos de cobrança automática de pedágio, três deles no trecho da Raposo dentro da Capital.

O edital da Nova Raposo prevê aumentos progressivos de tarifas quando as melhorias viária previstas estiverem concluídas; os acréscimos deverão variar entre 10%,m 40% e 61%, conforme o trecho seja de pista simples, duplicação de pistas simples e faixas adicionais em pistas duplas.

 

A concessão do trecho de entrada na região metropolitana de São Paulo pelas rodovias Castelo Branco e Raposo Tavares, além de uma ligação viária entre as cidades de Itapevi, Cotia e Embu, prevê 13 postos de cobrança automática de pedágio, três deles no trecho da Raposo dentro da capital paulista.

Se a cobrança automática estivesse vigorando já neste ano, sem a realização das obras previstas, as tarifas aplicadas aos motoristas teriam variação de R$ 0,59 a R$ 4,53, conforme o trecho percorrido. A informação também é da Folha de S., Paulo. 

Mas, após as intervenções, o valor mínimo se manteria inalterado, mas o valor mais alto subiria para R$ 5,21, embora o governo do estado assegure que a concessão inicialmente resultará em redução das tarifas nos trechos onde já há praças de pedágio instaladas; a redução seria de 20% a partir de abril de 2025.

Até que instale os pórticos automáticos, o sistema constará de três praças de pedágio, todas na Castelo Branco, em Osasco, Itapevi e Barueri.

Na Raposo, a cobrança só será iniciada após a conclusão das obras, com previsão para o início do sétimo ano da concessão para os três pórticos da capital, localizados na região do Butantã, e a partir do nono ano para os dois pórticos de Cotia. Ou seja, se a concessão iniciar-se em 2025, a cobrança dos pedágios começará em 2033 para a Capital e em 2034 para Cotia. (Da redação. Imagem: bikeblz.com/)