SABESP DEVERÁ SER PRIVATIZADA ATÉ 2024

0
294

Afirmação é do governador do Estado, Tarcísio de Freitas, que afirmou em Davos, na Suiça, durante o Fórum Econômico Mundial que saneamento “é a bola da vez” para investidores estrangeiros.

Durante sua participação no Fórum Econômico Mundial, o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) afirmou que os estudos para a privatização da SABESP já foram iniciados e o dinheiro arrecadado com a privatização deve ser mantido no próprio setor para investimentos e ampliação da cobertura.

O modelo que o governador pretende adotar deverá ser parecido com o usado na privatização da Eletrobrás. De acordo com a Folha de S. Paulo, Tarcísio afirmou que “saneamento básico é a bola da vez, os países, os fundos, têm muito interesse em investir no Brasil”.

Para o governador, sempre de acordo com a Folha, há um grande desafio na universalização da prestação do serviço, com mercado consumidor e receita garantida por lei”, minimizando eventuais mudanças no marco legal do saneamento durante o gestão do atual governo federal.

RESERVA DO MORRO GRANDE

A grande preocupação do cotiatododia é a preservação da Reserva do Morro Grande – a reserva, uma das maiores do Estado, pertence à Sabesp e é quase totalmente constituída por espécimes da Mata Atlântica, com uma fauna impressionante que vive na floresta.

Uma declaração do governador deixa uma esperança de que o assunto ambiental deverá ser tratado com seriedade. Ao mesmo jornal Folha de S. Paulo, Tarcísio afirmou que “sempre colocou, no Ministério da Infraestrutura e agora no governo de São Paulo, a questão da sustentabilidade”.

E justificou que “tem uma razão muito importante: fluxos financeiros vão estar cada vez mais atrelados a padrões ambientais, então não adianta você achar que vai captar recursos no exterior sem colocar sua preocupação com sustentabilidade e sem mostrar que seu projeto está bem estruturado em relação à mudança climática”, disse.

A Reserva Florestal do Morro Grande é patrimônio mundial, tombado e abrange vários municípios.

CASINHAS DO MORRO GRANDE

A Sabesp também é proprietária do conjunto de casas que serviram para moradia dos operários do antigo DAE (Departamento de Água e Esgoto) e que foi repassado para a Sabesp quando da concessão, há décadas.

De lá para cá, não houve cuidados com o conjunto de casas, que estão muito deterioradas. Mas, no entendimento da maioria das pessoas, as casinhas deveriam ser tombadas como patrimônio municipal, pelo valor histórico que representam.

O Cotiatododia ficará atento ao desenrolar da privatização, e ouvirá representantes de todos os níveis de governo a respeito. As preocupações são duas: o conjunto de casas do Morro Grande e a preservação da Reserva Florestal do Morro Grande.

Assista o vídeo sobre uma das cachoeiras do Morro Grande, feito por Adão Alcides, acessando (498) CACHOEIRA DO MORRO GRANDE COTIA SP – YouTube

Um mini documentário produzido pela jornalista Sonia Marques,  em parceria com a Moai Filmes, mostrando a pura beleza da Pedro Beicht e da Reserva Florestal do Morro Grande, segunda maior floresta urbana do país, tombada pelo Patrimônio Histórico, com depoimento emocionado do ex-coordenador da Defesa Civil, o Bombeiro aposentado José Rafael Miguel, que se considera um filho da reserva. ACESSE (498) Reserva do Morro Grande – YouTube

 

Estação de tratamento d´água da Sabesp na Reserva Florestal do Morro Grande (Foto: Prefeitura de Cotia)