TESTE NA AV. S. CAMILO E RUA JOSÉ FELIZ BASEARÁ ESTUDOS NO TRÂNSITO

0
409

O Setram de Cotia fará teste de adequação viária na região entre os dias 20 e 24, implantando sentido único na Avenida São Camilo e na rua José Feliz de Oliveira e modificando o sentido de direção das duas vias. Na avenida São Camilo, a mão única será para saída do bairro para a Raposo e na José Felix, para entrada no bairro

Entre os dias 10 e 24 de março a Secretaria de Transportes e Mobilidade (Setram) de Cotia fará um teste de adequação viária na rua José Félix de Oliveira e na avenida São Camilo, na Granja Viana,

Durante esse tempo, a Secretaria implantará sentido único nas duas vias: a rua José Félix de Oliveira será mão única no sentido Rodovia Raposo Tavares para  avenida São Camilo e, a avenida São Camilo será sentido único a partir do encontro com a José Félix de Oliveira até a Raposo Tavares, no trevo ali existente.

Resumindo: A entrada da Granja fica pela José Félix e a saída da Granja pela São Camilo. 

O Cotiatododia pediu mais informações a respeito, tendo o Setram informado que a experiência é um estudo para observação do comportamento viário nas duas vias. Os resultados auferidos com a mudança no período de teste serão analisados e o resultado será divulgado pela Secretaria.

Faixas e banners informando aos motoristas sobre o período de teste serão colocadas no local e agentes de trânsito da Setram permanecerão na região das 7h às 20h para orientar e auxiliar os motoristas no que for necessário. Ao fim do período de teste, a Secretaria fará análise dos resultados para verificar a viabilidade de tornar definitivas as mãos de direção nas duas vias públicas.

RISCO DE MAIS CONGESTIONAMENTO?

O Cotiatododia ouviu alguns empreendedores e usuários da Raposo que moram nas imediações do trevo do km. 23, onde se formam filas todos os dias, em todos os horários.

Segundo um empresário, a mudança de mãos de direção poderá causar congestionamento maior no trevo de acesso, já que o fluxo de trânsito vindo da avenida S. Camilo será duplicado (ambas as faixas serão utilizadas em direção à Raposo).

Para esse empresário, pessoas vindas da região pelo viaduto do km. 23 em direção à Granja encontrarão maior fluxo de veículos vindos da S. Camilo e para entrar na Granja e arredores terão que fazer a conversão sobre o viaduto para acessar a Raposo. Como não há semáforo, a conversão à esquerda no viaduto deverá demorar mais e acarretará congestionamento no viaduto e na estrada, frente ao Shopping Cotia.

Já para outros, haverá problemas também no acesso à “mão inglesa” que dá acesso à região dos Jardim Santa Maria, porque hoje, para acessar a mão inglesa, há necessidade de esperar vaga no fluxo que vem de São Paulo e Estrada da Aldeia em direção à Granja e São Camilo. “O ideal – afirmam – seria desviar esse trânsito antes de chegar à rua Basileia, para que continuem a utilizar a Raposo. Isso aliviaria o trânsito e poderia evitar o “nó” que se forma sobre o viaduto”.

Vamos aguardar o resultado dos testes, torcendo para que dê certo.[

(ESECOM/Redação Cotiatododia)