URBIA LANÇA ‘PROGRAMA ESCOLA NO PARQUE’
Foco do programa é a educação para sustentabilidade para estudantes do Ensino Infantil ao Médio; o programa é voltado a estudantes de escolas públicas e particulares e inclui a visita mediada por educadores da empresa a partir de circuitos temáticos ambientais no Parque Ibirapuera
Com o objetivo de oferecer uma experiência educativa imersiva, divertida e rica em conhecimento e com foco em educação para a sustentabilidade, voltada para estudantes de 3 a 18 anos, a Urbia, gestora do Parque Ibirapuera, lançou na terça-feira (19), o ‘Programa Escola no Parque’.
O programa visa oferecer conhecimento para estudantes e professores, a partir da história, arquitetura, relevância de diversidade de fauna e flora do Parque Ibirapuera, além de suas interações valiosas e contato direto com a natureza, sem a necessidade de sair da cidade de São Paulo.
O Programa inclui visita guiada por educadores da Urbia a partir de circuitos temáticos ambientais, ao ar livre, localizado no coração da capital paulista. Para participar de um dos circuitos temáticos do ’Escola no Parque’, o responsável pela escola deve fazer o agendamento pelo site UrbiaPass ou enviar email para escolanoparque@urbiaparques.com.br .
Cada grupo será formado por até 25 estudantes e por até três professores e a atividade terá duração de 3 horas para estudantes do Ensino Fundamental e Médio e 2 horas para os do Ensino Infantil.
Os participantes integrarão uma jornada educacional de conexão com a natureza por diferentes áreas do Parque. Ao longo do circuito escolhido um imenso campo de pesquisa, descobertas, conceitos, reflexões e debates farão parte da atividade.
Temas como conservação da biodiversidade, a importância de áreas verdes e parques naturais e urbanos, serviços ecossistêmicos, espécies botânicas nativas e exóticas, fauna, lagos, consumo responsável, arquitetura, cultura, curiosidades, cidadania na contemporaneidade serão abordados na jornada.
“O Programa oportuniza aos estudantes o contato direto com conceitos fundamentais do mundo atual como sustentabilidade, preservação, conservação e ecologia. As relações sociais passam por essa transformação e caminhamos nessa direção para um planeta mais equilibrado e pessoas mais dedicadas à conservação da biodiversidade”, afirma o diretor Comercial da Urbia, Samuel Lloyd.
A experiência educativa é formada por quatro circuitos temáticos ambientais planejados para estimular os estudantes a multiplicarem o aprendizado em seus espaços sociais e funcionam como uma importante ferramenta de apoio aos educadores e estão alinhados conforme os currículos escolares (Base Nacional Comum Curricular) e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU). Confira os Circuitos Temáticos Ambientais:
Circuito 1 – O Parque e os Sentidos: experimentando a natureza – 2h de duração
O Circuito 1 é direcionado a estudantes entre 3 e 7 anos e professores que participarão de uma divertida aventura nos bosques e alamedas do Parque Ibirapuera. Na atividade, que contará com o empréstimo de lupas, todos os sentidos sensoriais serão aguçados e os participantes se tornarão investigadores no parque. Estruturas como raízes, caules, folhas, frutos, sementes, penas, e outros vestígios que compõem a rica biodiversidade do local serão apresentados ao longo do trajeto. Animais também serão avistados e identificados e farão parte da aventura, incluindo aves aquáticas ornamentais e / ou silvestres, entre outros
Circuito 2 – O Parque e a Cidade: serviços ambientais – 3h de duração
Os estudantes e professores desde o 3º ano do Ensino Fundamental até a 3ª série do Ensino Médio são o público-alvo do Circuito 2. O trajeto contempla os lagos do parque e suas principais funções e serviços ecossistêmicos, a avifauna do entorno, parte dos bosques, ruas e alamedas, ricos em biodiversidade e inclui uma visita à Central de Reciclagem do Parque Ibirapuera, inaugurada em agosto deste ano, em parceria com a Braskem. Nessa etapa, os participantes vivenciarão as etapas da reciclagem e realizarão debates sobre consumo responsável, sustentabilidade e conservação da biodiversidade. A abordagem do circuito também trará o histórico do parque com partilha de experiências, conhecimento e ampliação do vocabulário na temática ambiental.
Circuito 3 – O Parque e os Animais: espaços que acolhem – 3h de duração
O enfoque do Circuito 3 é a fauna do Parque Ibirapuera que é composta por mais de 200 espécies de aves, 44 espécies de borboletas, além de peixes, mamíferos, anfíbios e saruês. Estudantes e professores desde o 3º ano do Ensino Fundamental até a 3ª série do Ensino Médio poderão viver em campo a experiência da observação e identificação das principais estratégias e características adaptativas de alguns animais que habitam o parque. Durante o trajeto, os participantes acessarão também pontos icônicos do Ibirapuera como a Ponte de Ferro e as Praças da Paz e do Leão.
Circuito 4 – O Parque e as plantas: nativas e exóticas – 3h de duração
No Circuito 4 estudantes e professores desde o 3º ano do Ensino Fundamental até a 3ª série do Ensino Médio poderão conhecer de perto a coleção de plantas de diversas partes do Brasil e do mundo, incluindo nativas em risco de extinção como o jequitibá-rosa e o pau-brasil. As interações ecológicas e a discussão sobre a importância da conservação da biodiversidade para a sobrevivência dos seres humanos farão parte dessa imersão. A Praça Burle Marx, o bosque de leitura e antiga Serraria estão também neste trajeto.
Serviço
Meses: Setembro, Outubro, Novembro e Dezembro
Local: Parque Ibirapuera – Av. Pedro Álvares Cabral – s/n° – Vila Mariana
Horários: 8h30 às 11h30 e 14h às 17h
Número de grupos por turno: 02
Dias da semana: segunda, terça e sexta-feira
Valor: R$ 2.200,00 pacote – 25 vagas
Link para compra: PROGRAMA ESCOLA NO PARQUE (urbiapass.com.br)
(Imagem: Parque Ibirapuera / Divulgação – Urbia Parques)