VEREADOR QUER ATUALIZAÇÃO DO PLANO DE TRANSPORTE COLETIVO EM COTIA
Vereador Sergio Folha apresentou Indicação ao Executivo, solicitando estudo atualizado da situação da mobilidade urbana no município, no que diz respeito ao transporte coletivo
Na sessão legislativa da Câmara de Vereadores do dia 30 de maio, o vereador Sergio Folha apresentou a Indicação 576/2023, solicitando ao prefeito Rogério Franco que determine aos órgãos competentes da Prefeitura estudos sobre a situação da mobilidade urbana de Cotia, relativamente às linhas de ônibus.
Folha solicitou que os estudos sejam feitos com colaboração da EMTU – Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos, pois não há como desvincular o transporte coletivo municipal, operado por concessionária da Prefeitura, do transporte coletivo intermunicipal, operado pela EMTU.
O vereador justificou sua proposta, afirmando que o Plano de Mobilidade Urbana relativo ao ônibus já tem vários anos e que em 2010 Cotia tinha pouco mais de 201 mil habitantes e a prévia do Censo 2022 demonstra que o município foi o quarto em crescimento na região metropolitana, ostentando, até dezembro de 2022, cerca de 289.622 habitantes.
Ou seja, em 10 anos Cotia ganhou mais de 80.000 habitantes – mas nenhum estudo sobre a readequação e necessidade dos moradores quanto ao transporte coletivo foi feito nesse período.
Ainda de acordo com Sergio Folha, na Comissão de Fato Relevante instituída para apurar a segurança nas escolas, várias mães e alunos reclamaram da falta de ônibus para chegar até os estabelecimentos, havendo locais em que a empresa passa apenas duas vezes por dia, viagens insuficientes para transportar quem precisa.
O vereador pediu ainda uma audiência na Empresa Metropolitana de Transporte Urbano (EMTU), para tratar do mesmo assunto, ao mesmo tempo, já que a integração entre linhas intermunicipais e municipais deve ser levada em conta em qualquerestudo que se faça.
(Assessoria de Imprensa)