VIOLÊNCIA ESCOLAR: RELATÓRIO FINAL FOI ENTREGUE AO PREFEITO

0
231

Com a presença de mais vereadores, o presidente da Comissão Temporária de Assunto Relevante Sérgio Folha fez entrega do Relatório Final da Comissão ao prefeito Rogério Franco

A Comissão de Assunto Relevante instaurada para apurar as causas e apontar sugestões e soluções para a violência escolar fez leitura do Relatório Final no último dia 15,na Câmara Municipal. 

O relatório é extenso e detalhada e aborda as muitas questões suscitadas durante as dez audiências públicas que a comissão promoveu, quando ouviu diretores de escolas públicas, privadas e estaduais, dirigentes de ensino, ex-secretário de Educação, Secretários de Segurança, Comandante da Polícia Militar, Secretários da Saúde e da Educação do Município e dezenas de pessoas ligadas ao tema.

As conclusões do relatório são extremamente importantes, com mais de 50 páginas abordando todos os temas surgidos nas audiências: falta de engajamento familiar, bullying, problemas de adaptação dos alunos do ensino fundamental na transição para o ensino médio, problemas de segurança física predial,  violência dentro  e fora das escolas, necessidade de tutoria e, principalmente, necessidade de dar cumprimento a lei federal que determina que as escolas ou núcleos deverão contar com psicólogos e assistentes sociais para dar suporte psicológico aos alunos.

Agora, o presidente da Comissão, vereador Sergio Folha (PL) está fazendo entrega do relatório a todos os que podem, de alguma forma, fazer com que as sugestões da comissão sejam levadas a efeito.

Segundo afirmou Folha, “mais que apontar soluções, o relatório da Comissão fez um raios-X do sistema educacional de Cotia, apontando algumas falhas que com certeza serão corrigidas pelo Executivo, que colaborou muito para o sucesso da empreitada que nos foi confiada. Agora, é fundamental congregar a sociedade para debater o relatório, porque novas sugestões com certeza surgirão – o tema é vasto e não se esgota em 56 páginas, havendo ainda muitas providências a tomar, inclusive e principalmente na área estadual. Nesta, citamos no relatório a transformação de escolas comuns em Escolas de Tempo Integral sem prévio aviso aos alunos, que são deslocados para longe de seus bairros, citamos o pouco tempo de intervalo nas escolas regulares, não dando tempo sequer para que a merenda seja corretamente consumida e a falta de psicólogos e assistentes sociais também no Estado, o que não deveria acontecer. Por isso, peço aos pais, educadores, alunos e à população em geral que leiam o relatório, tomem conhecimento dos problemas relatados e nos ajudem com sugestões e mobilização para que haja efetiva mudança”.

Ontem, 22 de agosto, Sergio Folha, juntamente com os vereadores  Paulinho Lenha, Johny Santos, Marcinho Prates (presidente da Câmara), Professor Osmar (relator da Comissão), Edson Silva, Serginho, Peka Santos e Iran Soares estiveram na Prefeitura, onde, através do Secretário de Governo José Lopes, entregaram o relatório oficialmente ao Prefeito Rogério Franco, pedindo-lhe também oportunidade para exposição do conteúdo em audiência pública.

O Relatório final da Comissão é público e pode ser acessado pelo link Comissão Violência nas Escolas RELATÓRIO FINAL ok.pdf – Google Drive

Acesse e dê sua opinião, crítica ou sugestão, mandando para o e-mail do presidente da Comissão, vereador Sergio Folha, pelo e-mail assessoriafolha@gmail.com .