‘CUIDAMAMA’ ACOMPANHA MAIS DE 1.800 MULHERES COM AÇÕES DE PREVENÇÃO DO CÂNCER DE MAMA

0
210

 Neste ano, será feita uma estruturação e implementação da ‘Linha de Cuidado para o Câncer de Mama’ na rede municipal, construída com o apoio do Instituto do Câncer do Estado de Paulo (ICESP)

 A parceria entre a Secretaria de Saúde de Cotia e o Projeto CuidaMama vai continuar e será ampliada ao longo de 2024, com o objetivo de reduzir a mortalidade por câncer de mama por estadiamento avançado. 

As ações contemplam diagnóstico precoce e encaminhamento para tratamento, além de atividades de conscientização. O projeto é uma iniciativa do Instituto Protea, com a participação do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP) na construção da Linha de Cuidado CuidaMama, e é realizado em parceria com a Roche e Instituto Avon e com o apoio da Daiichi-Sankyo.

 Atualmente, mais de 1.800 mulheres do município são monitoradas pelo sistema para garantir que estejam com seus exames de mamografia em dia e que sejam encaminhadas para os serviços especializados o mais rápido possível, em caso de suspeita da doença. Entre 2021 e 2023 foram realizadas ações de capacitação dos trabalhadores da saúde e construídos protocolos e ferramentas inovadoras para fortalecer o cuidado integral a pacientes diagnosticadas com a doença.

 Ao longo deste ano, será feita uma estruturação e implementação da ‘Linha de Cuidado para o Câncer de Mama’ na rede municipal. 

A Linha de Cuidado foi construída com o apoio do Instituto do Câncer do Estado de Paulo (ICESP) e contou com a participação de 26 profissionais dos três níveis de atenção à saúde, com o objetivo principal de levantar os desafios e oportunidades para processos de integração entre um serviço de alta complexidade, como por exemplo o ICESP, e os diferentes níveis de atenção no cuidado às mulheres residentes de Cotia diagnosticadas com câncer de mama.

 Durante a construção, foram realizadas reuniões entre a Secretaria de Saúde e Atenção Básica de Cotia (atenção primária), a Clínica da Mulher (atenção secundária) e o ICESP (atenção terciária) para o levantamento de expectativas, mapeamento de oportunidades e análise de experiências prévias. A partir das reuniões iniciais, foi criado o Grupo de Trabalho e Construção da Linha de Cuidado e planejadas as oficinas de construção dos materiais, realizadas tanto no ICESP como na Clínica da Mulher de Cotia.

 A Linha de Cuidado construída tem como princípio a ‘Navegação de Pacientes’ pelo serviço de saúde:  as pacientes serão guiadas por profissionais por diferentes serviços, de modo a facilitar o acesso ao cuidado, fortalecendo a adesão ao tratamento, a integração e a comunicação entre os diferentes níveis de atenção, por meio da criação e implementação de processos e ferramentas de colaboração entre equipes das UBSs, clínicas especializadas e hospitais. Em 2024, a implementação da Linha de Cuidado será conduzida pelos serviços de saúde do município de Cotia, com o apoio direto do Instituto Protea.

Por meio de um sistema de monitoramento, o CuidaMama acompanha pacientes cadastradas nas UBSs e os profissionais de saúde registram os dados importantes, criam alertas e acompanham pendências de consultas e exames de pacientes com idade entre 40 e 69 anos ou com histórico familiar de câncer de mama.

 Informações sobre o projeto na UBS mais próxima.

(SECOM/PMCotia – Foto Juliano Barbosa)