PREFEITURA DE SP LANÇA APP DE CORRIDAS DE TÁXI

0
473

Apelidado de “Uber da Prefeitura”, novo app chega para concorrer com o próprio Uber e 99 Táxis, oferecendo tarifas reduzidas

A Prefeitura de S. Paulo anunciou, no último dia 9 de março, a criação do aplicativo Mobizap SPm qye deverpa ser alternativa aos já existentes Uber e 99Táxi. A promessa é baixar tarifas para motoristas e passageiros.

O Mobizap SP funciona como uma plataforma individual de passageiros, possuindo benefícios tanto para a população como para os motoristas. A prefeitura ainda não divulgou os valores que serão cobrados por quilometro rodado.

A disponibilização do aplicativo será feita primeiro para os motoristas fazerem seu cadastro – e posteriormente, para os passageiros.

COMO FUNCIONA

O aplicativo tenta se apresentar como alternativa mais econômica de transporte individual – mais barato, portanto, que as já existentes no mercadoprivado, como Uber e 99Táxi. Uma vantagem já se apresenta: não haverá a cobrança de “tarifa dinâmica”, aplicada quando existem mais pedidos de viagens que motoristas disponíveis.

A taxa a ser paga pelos motoristas será fixada em 10,95%, menor quando comparada com os cobrados pelas empresas privadas, de 14,9% até 19,9%.

REGULAMENTO

O Mobizap SP deverá adotar normas específicas de segurança, com a produção de selfie para usuários e motoristas no momento do cadastro e a presença de “botão de pânico”, que aciona a polícia militar imediatamente.

O foco do aplicativo está voltado para as viagens que começam na cidade de São Paulo, com o destino podendo variar de acordo com a necessidade de cada um dos clientes. A ideia foi desenvolvida por meio de uma licitação pública. Ao vencer a disputa, o Consócio 3C determinou que quer um menor percentual sobre o valor das corridas.

Por fim, o Mobizap SP possui versões disponíveis para download em celulares Android e iOS. Para utilizar o aplicativo, basta fazer o cadastro acessando o link mobizapSP, onde o usuáriodeve informar os seus dados pessoais, como nome, e-mail e um número de telefone. Na sequência, precisa informar se quer atuar como motorista, passageiro ou em ambas as formas. Todas as corridas poderão ser pagas com dinheiro vivo, cartões de crédito e débito, além de crédito no próprio aplicativo.

(Antonio Melo, com informações da Prefeitura de S. Paulo)