Em comunicado a clientes, empresa diz que ‘das lojas à Ame e a Americanas.com, seguirá trabalhando duro para trazer a todos a melhor experiência no tempo e no preço que cada consumidor busca’; Procon-SP notificou a companhia
Enquanto as ações das lojas Americanas sofrem, na bolsa de valores brasileira, a B3, por conta de um rombo de nada menos que R$ 20 bilhões, consumidores querem saber como ficam suas compras, pagamentos e entregas.
Segundo o Instituto de Defesa do Consumidor (Idec), “todos os compromissos assumidos com a venda de produtos (como entrega, qualidade, integridade e pagamento) devem ser respeitados, assim como todos os direitos que os consumidores possuem no pós-venda, como direito de arrependimento em casos de compra a distância, devolução de produtos com defeito, trocas e garantias assumidas”.
Na sexta-feira passada (13), o Procon-SP notificou a empresa questionando sobre os impactos para os consumidores. Segundo nota do órgão, foram solicitadas informações sobre até que ponto ficam comprometidas as compras efetuadas pelos clientes e a quantidade de pessoas que poderão ser afetadas.
A empresa deverá ainda esclarecer se as reclamações dos últimos 90 dias, realizadas na plataforma do Procon-SP, têm relação com os problemas noticiados e, em caso positivo, qual o plano de ação da empresa para solução.
Segundo o Procon-SP, no ano passado, foram quase 9,5 mil queixas registradas por consumidores que tiveram problemas com suas compras nas Americanas. A empresa tem até terça-feira (17) para responder aos questionamentos.
A companhia publicou, ontem (12), comunicado aos clientes na página inicial do site da loja. O texto abre com informações técnicas sobre a crise na empresa, que poucos podem entender. “Identificamos ajustes contábeis que se fazem necessários no momento, que poderão incorrer em uma adequação patrimonial da empresa”.
Na sequência, o comunicado reforça que “a Americanas, através de seus negócios, das lojas à Ame e a Americanas.com, seguirá trabalhando duro para trazer a todos vocês, a melhor experiência no tempo e no preço que cada consumidor busca”.
“Acreditamos no nosso propósito e na nossa responsabilidade, através da tecnologia e da nossa gente, de dar acesso a todos os 210 milhões de brasileiros e brasileiras, a um mundo fascinante de produtos e serviços, que caibam no bolso. Por aqui, seguimos pensando e trabalhando por você”, conclui o comunicado.
Por ora, segundo apurado pelo Valor Investe, não há ainda reclamações nas redes sociais a respeito da empresa. Por outro lado, explodiram as piadas sobre os preços praticados pelas lojas em alguns produtos.
O site e as lojas físicas estão funcionando normalmente até o momento da publicação desta matéria. Em seus perfis nas redes sociais, não há ainda nenhuma comunicação voltada aos clientes. Os últimos posts no Twitter e no Instagram, publicados até o momento, são sobre ofertas de produtos. Na terça-feira, no Instagram, a empresa confirmou sua participação no BBB23, que começa na próxima semana.
Em pronunciamento veiculado no YouTube, ex-presidente, Sérgio Rial, explicou o que aconteceu com a empresa e afirmou que, apesar da crise gerada pelo rombo de R$ 20 bilhões no balanço, as Americanas “segue vendendo e é absolutamente viável”, mas vai precisar receber um aporte de recursos.
“Nos próximos trimestres, vamos continuar vendendo, vamos continuar fazendo o que tem que ser feito”, disse. Ele afirmou ainda que, nos próximos períodos, pode haver dificuldade nas linhas de financiamento a fornecedores, que envolvem fundamentalmente a liberação de crédito pelos bancos, mas não informou sobre se isso poderá afetar a oferta de produtos.
Ame Americanas – divulgação/Valor Investe
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