Malware brasileiro limpa contas bancárias
Um malware (termo genérico para qualquer software maligno criado especificamente para infectar e prejudicar o sistema host ou seu usuário), criado por brasileiros, está atualizado para o sistema Android – e agora ficou ainda mais ameaçador.
O BRata pode controlar totalmente o smartphone da vítima e permite o esvaziamento de contas bancárias sem que a pessoa perceba; além disso, pode também resetar (zerar) o aparelho.
De acordo com o professor e coordenador do Curso de Ciência e Computação da FEI, “o programa malicioso atualmente é capaz de realizar leitura de apps criptografados, como o WhatsApp, roubar e-mails, acessar mensagens instantâneas, localizações e históricos de navegação. Além disso, tem acesso livre a logins e senhas de internet banking por meio de monitoramento em tempo real”.
De acordo com o professor, ao resetar o smartphone, impossibilita o usuário de encontrar qualquer vestígio do malware.
Mas, ainda de acordo com o especialista, é possível adotar medidas preventivas e de segurança básica. Anote: “uma delas é sempre analisar com atenção as permissões solicitadas por aplicativos no smartphone. Algumas dessas solicitações podem esconder malwares, a exemplo do BRata, e não são necessariamente úteis para o seu funcionamento ou preservação da privacidade”, conclui Plínio.
WHATSAPP TERÁ INDEPENDÊNCIA DA AGENDA TELEFÔNICA
29 de outubro de 2024MAGUILA, LENDA DO BOXE BRASILEIRO, FALECE AOS 66 ANOS
25 de outubro de 2024CLONAGEM DO WHATSAPP É UM DOS GOLPES MAIS APLICADOS CONTRA IDOSOS
10 de outubro de 2024
More News
-
DIA DO ESTUDANTE: 5 DICAS PARA MANTER O FOCO NOS ESTUDOS E MELHORAR O DESEMPENHO
12 de agosto de 2022 -
SERASA ALERTA: 4 SINAIS PARA IDENTIFICAR BOLETO FALSO
21 de junho de 2022