Malware brasileiro limpa contas bancárias

Um malware (termo genérico para qualquer software maligno criado especificamente para infectar e prejudicar o sistema host ou seu usuário), criado por brasileiros, está atualizado para o sistema Android – e agora ficou ainda mais ameaçador.
O BRata pode controlar totalmente o smartphone da vítima e permite o esvaziamento de contas bancárias sem que a pessoa perceba; além disso, pode também resetar (zerar) o aparelho.
De acordo com o professor e coordenador do Curso de Ciência e Computação da FEI, “o programa malicioso atualmente é capaz de realizar leitura de apps criptografados, como o WhatsApp, roubar e-mails, acessar mensagens instantâneas, localizações e históricos de navegação. Além disso, tem acesso livre a logins e senhas de internet banking por meio de monitoramento em tempo real”.
De acordo com o professor, ao resetar o smartphone, impossibilita o usuário de encontrar qualquer vestígio do malware.
Mas, ainda de acordo com o especialista, é possível adotar medidas preventivas e de segurança básica. Anote: “uma delas é sempre analisar com atenção as permissões solicitadas por aplicativos no smartphone. Algumas dessas solicitações podem esconder malwares, a exemplo do BRata, e não são necessariamente úteis para o seu funcionamento ou preservação da privacidade”, conclui Plínio.
GOLPE DO FALSO ADVOGADO É MATÉRIA DO JORNAL NACIONAL
25 de março de 2025PIX POR APROXIMAÇÃO – COMO FUNCIONARÁ
6 de março de 2025MENSAGEM AGENDADA, MÚSICA E MAIS: COMO USAR AS NOVAS FUNÇÕES DO INSTAGRAM
26 de fevereiro de 2025
More News
-
DESENVOLVIMENTO SOCIAL: AÇÕES AFIRMATIVAS SE SUCEDEM
29 de julho de 2022 -
CANABIS MEDICINAL: CFM REVOGA NORMA QUE RESTRINGIA USO
25 de outubro de 2022 -
TALENTO DESIGN 2023 DESAFIA ESTUDANTES A RECRIAR ÍCONES DA VOLKSWAGEN
16 de agosto de 2023